CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

domingo, 20 de janeiro de 2008

Controle a fome noturna

Um dos comportamentos que ajudam as pessoas a engordar é a chamada fome noturna.
Comer durante a noite não tem nenhuma relação com uma possivel disfunção hormonal.Na verdade,é uma alteração de comportamento. As pessoas que sofrem desse problema,os''comedores noturnos'',devem,portanto,procurar analisar o que está errado em sua alimentação. Muitas vezes uma dieta mal estruturada é a causa dessas escapadas noturnas. Pessoas que se submetem à dietas rígidas durante o dia ,tem maior propensão a se descontrolarem de madrugada e levantarem para comer.
O problema é que vão descontar toda a fome e vontade que passaram durante o dia,acontecendo um episódio compulsivo alimentar. Nesses episódios,a pessoa come qualquer coisa (comidas geladas,açúcar,pão,bolachas...e tudo o que não for ''diet''),e em quantidade exagerada.Depois a pessoa vai para a cama (o organismo faz a digestão de forma mais lenta à noite,facilitando o acúmulo de gordura no corpo) e no dia seguinte sente-se culpada,essa culpa faz com que ela se prive demais novamente durante o dia,e assim o círculo vicioso se inicia.
O que faz a pessoa devorar muita comida à noite,também é o fato de que as outras pessoas da casa estão dormindo e não verão que ela está comendo,ou seja,os comedores noturnos comem escondidos,aos olhos dos outros,que os vêem fazer dieta durante o dia,ela é uma ''coitada'' que não come e não emagrece!

Se vc é um ''night eater'',o melhor que tem a fazer é procurar um endocrinologista,um terapeuta especializado em transtornos alimentares e um nutricionista.
Faça uma alimentação equilibrada durante o dia,reveja seus hábitos alimentares,não faça jejuns,não pule refeições e come devagar.
Cuide de suas emoções,não as desconte na comida. Coloque horário para comer,para retirar o comportamento de comer á noite. Descubra o motivo que a leva a fazer isso.
Evite tomar café à noite.A cafeína pode dificultar o sono e assim vc pode ir para a cozinha.
Evite ter comidas prontas e doces na geladeira,até vc tirar esse hábito de comer á noite Não utilize diuréticos e laxantes ou moderadores de apetite sem consultar um médico,para amenizar a culpa de ter atacado a geladeira. mude seu comportamento,se vc despertou e não consegue voltar a dormir ,leia um livro,ouça uma música relaxante,etc.
Não faça exercícios à noite,algumas pessoas após fazer ginástica,despertam,e tem sono de menor qualidade.

Quem é diabético também tem propensão para acordar no meio da noite,já que há aumento do volume urinário fazendo com que a pessoa levante várias vezes à noite para ir ao banheiro.Com isso,pode acabar perdendo o sono e sentindo sede ou vontade de comer.É preciso procurar um médico para que a doença seja controlada e não cause complicações.

Essa matéria foi tirada do site Pense Magro - visite o site

0 comentários: